Desperte sua criatividade
Esse livro é fundamental para aqueles que já são criativos como também para quem está buscando a criatividade. É uma leitura fluida e divertida, o autor é bem direto e claro na mensagem que quer passar, sem delongas ele informa tudo que é necessário nessa jornada criativa.
É um livro pra deixar na cabeceira e estar sempre consultando para conferir se já evoluiu e no que precisa melhorar. Vou listar algumas atividades citadas no livro que precisam ser inseridas na sua rotina diariamente para que você desperte sua criatividade.
ATIVIDADES QUE DESPERTAM A CRIATIVIDADE
1. Faça o trabalho que você quer ver pronto
Você já deve ter ouvido aquela frase "seja a mudança que quer ver no mundo", pois bem, da mesma forma é com os trabalhos que você vai desenvolver. Você deve produzir aquilo que gostaria de ver, seja um livro, filme, música. Qual livro gostaria de ler? Como algum filme deveria ser produzido? Qual mensagem uma música deveria passar? Que nova cor de esmalte você gostaria que fosse lançada? Qual estilo de make na sua opinião seria tendência? E aquela roupa que você customizou, porque não divulga? Crie você mesmo. Comece agora.
2. Escreva suas ideias no papel
No livro o autor menciona que o computador é bom para editar as ideias, mas que elas devem ser criadas no papel, pois o computador estimula o perfeccionista a editar até excluir. O eletrônico não é bom para gerar novas ideias, somente para editar e alinhas. Então crie o hábito de escrever, de dar forma as suas ideias com sua própria letra. Além disso estudo comprovam que quando você escreve tem mais chances de fixar no cérebro e assim essa ideia criar forma.
3. Sente para fazer nada
Nesse momento em que vivemos o excesso de informações nos angustia e é muito importante reservar alguns minutos ou algumas horas para fazer absolutamente nada. Ficar olhando pra o teto em silêncio ou meditar. Esvaziar a mente de tudo que está acontecendo ao redor e simplesmente relaxar, essa prática ajuda a recarregar as energias e não acumular sentimentos negativos.
4. Mantenha todas as suas paixões na vida
Quando estamos em um processo criativo ouvimos muito sobre definir um assunto e deixar os demais de lado, mas não significa dizer que devemos excluir, isso pode ser prejudicial e causar um bloqueio criativo. Se você precisa escolher um nicho para criar um blog por exemplo e gosta de duas coisas totalmente diferentes, precisa analisar bem qual dessas coisas será mais relevante naquele momento, mas não precisa esquecer o outro desejo. Pelo contrário, você precisa estudar alguma forma de conseguir encaixar aquilo mais à frente, adequar com aquilo que você já faz.
5. Passe algum tempo em outra terra
O que você não está acostumado a fazer? Tire um tempinho para encaixar isso no seu dia. Você precisa sair da rotina, da famosa zona de conforto. Sua mente já está habituada as atividades diárias, faça algo fora do planejamento e veja a diferença. Acorde mais cedo e faça alguma atividade física, vá ver o pôr do sol na pracinha perto de casa, vá tomar um banho de mar no horário do almoço... há muitas coisas novas que você pode fazer.
6. Fique perto de pessoas que sabem mais do que você
O autor diz que se você perceber que é a pessoa mais talentosa em um lugar está na hora de procurar outro lugar. Para crescer você precisa estar perto de quem sabe mais, de quem está à frente. Dessa forma conseguirá enxergar além e caminhar em linha reta. Mas também não vai excluir aqueles que sabem menos, quando estiver junto deles ensine-os a crescer também. Um ajudando o outro faz com que ambos cheguem mais rápido ao destino desejado.
QUOTES DO LIVRO
Ver a si mesmo como parte de uma linguagem criativa o ajudará a sentir-se menos sozinho enquanto você começa a desenvolver o seu próprio trabalho.
Você tem que ser curioso com relação ao mundo em que vive. Confira. Investigue cada referência. Vá mais fundo do que qualquer outro - é assim que você irá em frente.