I Semana de Pedagogia da Unit traz novas perspectivas da profissão
Os futuros Pedagogos vão aprender a dominar o campo teórico da educação, do ensino, de aprendizagens, da gestão educacional, do planejamento e da avaliação dos processos educativos
Gestão da aprendizagem e atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi o tema escolhido para dar início à primeira semana de Pedagogia da Universidade Tiradentes. Os docentes do curso prepararam ações educativas com o intuito de proporcionar aos alunos novas perspectivas para atuar no mercado de trabalho. O evento iniciou na última segunda-feira, 20, e segue até a próxima quarta-feira, 22, com palestras e minicursos.
De acordo com a coordenadora do curso, Viviane Dantas, o objetivo dessa semana do Pedagogo é tratar assuntos relevantes para a formação dos discentes. “É importante falar sobre a educação básica e as dificuldades da inclusão para que o professor construa uma metodologia diferente e estabeleça relações entre ele e o aluno para gerar ótimos resultados”, informa.
“Durante essa semana vamos trabalhar alguns instrumentos pedagógicos que ajudam o profissional a pensar e agir de maneira interdisciplinar para que o aluno aprenda da melhor maneira possível”, acrescenta a coordenadora.
Criatividade e empreendedorismo na formação docente foi tema da palestra ministrada pelo professor Wellington Antonio, ele afirmou que os professores devem ser empreendedores e criar estratégias para superar os desafios recorrentes da profissão.
“Os profissionais precisam se destacar pelo seu diferencial, precisam preencher lacunas, ser criativos e dispostos a empreender. Pensar fora da caixa e ter soluções para os problemas que surgir no âmbito educacional”, destaca.
A Professora convidada da Universidade Federal de Sergipe, Marilene Batista, falou sobre a gestão da aprendizagem, abordando propostas onde o professor possa trazer algo novo para seus alunos e modificar o cenário atual que consiste na aprendizagem tradicional e por acumulação.
“Falta apropriação das teorias para serem colocadas em prática. Os professores precisam levar o aluno a pensar e interagir por meio de conexões, trabalhar a zona de desenvolvimento para gerar uma aprendizagem significativa”, relata.
“Devemos quebrar o paradigma que o professor por ser uma autoridade em sala de aula não possa ouvir o que o aluno tem a dizer e aprender com ele. Seu planejamento, sua gestão e os métodos de avaliação precisam ser repensados”, finaliza Marilene.
A estudante do 8º período, Cintia Santos, informa que esse evento é fundamental para fortalecer todo aprendizado e ir para o mercado de trabalho confiante e disposta fazer o seu melhor. “Meu desejo é fazer a diferença por menor que seja e contribuir positivamente na educação do país”, pontua.