TRABALHO PARA O BLOG SUBMERSA

Resenha do livro: O Futuro da Humanidade


Marco Polo tinha um sonho: fazer as pessoas serem mais humanas. Ele era um jovem inconformado com uma sociedade superficial, onde as pessoas não conseguiam enxergar a beleza das coisas simples e viviam preocupadas com bens materiais, trabalho em excesso e sem lazer, não se permitiam pensar. 

Ele era estudante de Medicina e nas aulas de anatomia chamou a atenção de todos e despertou antipatia nos professores, pois mostrou interesse em saber a história dos cadáveres que seriam dissecados. Além de ter sido motivo de chacota entre os colegas foi desafiado a ir ele mesmo em busca dessas histórias e provar sua relevância. E assim ele fez! 

Em suas andanças Marco Polo conheceu Falcão um mendigo que abraçava árvores, declamava poesia nos bancos da praça e conversava com borboletas, um verdadeiro maluco! Como todos diziam ao passar por ele. Já o jovem estudante ficou admirado com aquele comportamento de Falcão e ao contrário de todos, achava aquilo surpreendente. Não imaginou que tudo que procurava em seu círculo social iria encontrar nas ruas através de um maltrapilho, e a partir daí deu-se conta de que ele mesmo não sabia de tudo  e tinha muito que aprender.

Este livro representa uma luta contra as injustiças na sociedade, os preconceitos, as ideias petulantes que muitos doutores têm, por acharem que um cargo significa superioridade e devem desmerecer os demais. Marco Polo quer mostrar que todos têm uma história e que são dignos de serem lembrados, estudados. Ele fala também do complexo da mente humana com exemplos dos que são portadores de alguma doença psíquica e como são tratados.

O personagem tem uma paixão incrível pelo ser humano, tão grande que nos faz perceber o quanto deixamos de lado essas pessoas que precisam mais de nossa atenção, pessoas que se cuidadas emocionalmente estariam bem melhores e reagindo positivamente em tratamentos que são árduos, extensos. A medicina cura o corpo físico, mas a alma é a que mais necessita de cuidados.

O Futuro da Humanidade nos faz viajar no universo da psicologia e a refletir o tempo que estamos perdendo com coisas passageiras, sendo que há muitos "loucos" precisando de um pouco da nossa lucidez. Este livro nos desperta e nos dá coragem de fazer algo pra mudar esse cenário, por menos que seja nossa atitude, com certeza ela fará a diferença.