TRABALHO PARA O BLOG SUBMERSA

Entrevista com a autora Edna Nunes


Sobre a autora:

Nasceu em Curitiba e é autora do muito elogiado "Minha Mente me Atormenta", da coletânea de "Sonhos Prováveis, Amores Impossíveis - Nove Contos", participou da antologia "Sob os Fogos de Copacabana", com a história "Era Simplesmente Amor", que fecha o livro, e está prestes a lançar o romance "Brilho Eterno", inspirado em acontecimentos reais.

Apaixonada pela literatura, sempre foi incentivada a ler, por seus pais, o que a fez desenvolver habilidade para reunir palavras de forma simples e agradável. É completamente dependente de boa música para relaxar, escrever e manter o corpo em movimento, pois a dança é uma de suas formas de equilíbrio. Ama Johnny Deep, café, chocolate e vinho. Tem como hobby o desenho, mas escrever se tornou algo indispensável em sua vida.


Entrevista: 

1. Quando foi o seu primeiro contato com a escrita?

Para falar a verdade, eu escrevo desde muito novinha. Com apenas 13 anos, comecei a trabalhar em meus primeiros romances e isso durou dois anos. Ele se perdeu no tempo que passou, minha carreira profissional seguiu por outros caminhos, mas a escrita sempre esteve dentro de mim. Eu criava jornais, boletins informativos e coisas do tipo, como atividade paralela. Esses trabalhos faziam sucesso e ma seguradora onde trabalhava, meu jornal chegou a ser adotado, inclusive em nossa matriz no Rio de Janeiro. Mas só em 2016, comecei a publicar minhas crônicas e então, meu primeiro livro "Minha Mente Me Atormenta". Depois disso não consegui mais parar.

2. Em seu livro Brilho Eterno, a história é baseada em fatos reais de momentos difíceis. Como foi escrever esta obra em meio à perda?

Brilho Eterno foi muito especial para mim. A ideia surgiu a partir dos diários que escrevi durante os sete anos que cuidei do meu pai. Eu costumo escrever de madrugada, quando fico totalmente sozinha, e alguns desses momentos foram bem difíceis e de muita emoção. Derramei muitas lágrimas, porque foi como reviver cada um daqueles momentos, sob outra perspectiva. No final, fiquei orgulhosa do resultado.

3. Suas expectativas foram supridas em relação à opinião dos leitores? Sua maneira peculiar de escrever foi bem aceita?

Superou minhas expectativas. Na real, estava bem insegura quando iniciei. Não sabia nada sobre o mundo literário. Foi um salto no escuro. Só o que eu tinha era uma enorme paixão pela leitura e pela escrita. A maioria das pessoas gosta da minha narrativa, mas tenho consciência de que não escrevo para o grande público. Meus livros são densos, apesar de serem todos diferentes um dos outros. Estou terminando de trabalhar agora, um livro com alguns pontos mais leves. Íris Blue, deve chegar até o final do ano.

4. Quais foram os maiores desafios enfrentados até agora? 

Só existem grandes desafios no meio literário. Cada obstáculo é enorme. Desde a primeira ideia para um livro, até o árduo caminho da divulgação. Sou escritora independente, estudo exaustivamente para melhorar cada dia mais, mas ser bastante introvertida atrapalha demais, e quem não é visto não é lembrado, então, esse tem sido o maior desafio para eu enfrentar.

5. Qual foi o momento mais gratificante?

Os momentos mais gratificantes também são vários, mas o feedback dos leitores são os melhores. Cada mensagem, telefonema, recado que recebo das pessoas, dizendo que adoraram um livro, ou outro, ou todos! Nossa! Não tem preço. E ainda, o que pode ser mais gratificante que estar respondendo essas perguntas, falando sobre o meu trabalho? É maravilhoso.


Obras: