TRABALHO PARA O BLOG SUBMERSA

Resenha do documentário: Janela da Alma


O documentário relata sobre pessoas que possuem problema de vista e como isso influencia suas vidas. São 19 entrevistados que contam suas experiências e opiniões com o intuito de proporcionar ao expectador a sensação de enxergar o mundo através do olhar da pessoa que vê pouco ou tem cegueira total. Janela da Alma é o olho que vê através da janela as coisas extraordinárias que estão a nossa volta, uma maneira diferente de perceber o mundo que está saturado de imagens, a importância das emoções como elemento transformador da realidade.

Eu gostei bastante desse documentário, assisti várias vezes e em cada uma delas pude perceber algo diferente que não tinha notado antes. Tem tantas coisas incríveis no mundo, tantas coisas inéditas à nossa volta que não vemos. Vemos tão pouco. A correria diária faz com que muitos acontecimentos passem despercebidos. Muitos acham que algo surpreendente é aquilo que todo mundo vê, engana-se, pois um simples pingo de chuva caindo sobre uma folha é bem mais emocionante do que se possa imaginar. Minha experiência do olhar acontece no cotidiano, onde observo desenhos formados nas nuvens, nas paredes, nas árvores, vendo o nascer e o pôr do sol, me admirando com o desabrochar das flores.


Dizem que cada experiência do olhar é um limite, em minha experiência fui além deste limite ao observar detalhadamente o desenrolar de cada coisa simples, ao ver um pequeno grão germinar e crescer. Ao ver que todos os dias está o mesmo desenho formado na nuvem no mesmo local.

É uma experiência maravilhosa, quem ainda não assistiu está aí a dica pra vocês. Quem já assistiu me conta o que achou e quais coisas incríveis puderam notar.